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VANTAGENS E DESVANTAGENS DE SER AFILIADO OU INFOPRODUTOR

Tactus VANTAGENS E DESVANTAGENS DE SER AFILIADO OU INFOPRODUTOR

O que é mais vantajoso: ser um afiliado ou um infoprodutor?

Acompanhe o conteúdo para descobrir quais as diferenças que existem entre essas categorias e o que você precisa considerar para decidir se quer ser afiliado ou infoprodutor.

Conheça as categorias

Primeiro vamos entender o contexto, o que é afiliado e o que é infoprodutor.

O infoprodutor é aquele que faz e vende produtos digitais através da internet.

Esses produtos podem ser:

  • Cursos;
  • Planilha;
  • E-books;
  • Um programa que atende a uma necessidade específica;
  • Pode ser uma recorrência, um programa onde o cliente entra na plataforma, faz uma assinatura e recebe um conteúdo recorrente.

Há uma infinidade de coisas que pode fazer através da internet como infoprodutor.

Você também pode optar por ter uma linha de produtos físicos, que são vendidos na internet, numa característica de e-commerce.

Existem produtos relacionados à saúde como cápsulas, produtos de beleza, que também são vendidos na internet e tem uma relação com afiliados.

Papel do afiliado

O afiliado, por sua vez, só vende esses produtos, ele não fabrica absolutamente nada.

Um afiliado escolhe o produto através de uma plataforma digital, podendo ser Hotmart, Monetizze e Eduzz.

imagem que represente afiliado trabalhando em frente ao computador
Ele escolhe e começa a vender e divulgar o produto

Ele tem um link “dele”, toda vez que alguém entra com aquele link é marcado o cookie da máquina, se aquela venda aconteceu, naquele ou em outro momento, o comissionamento que foi determinado vai para o afiliado.

Vantagens em trabalhar como afiliado

Primeiro que não precisa ter um produto, logo de cara você já elimina todo o trabalho que é ter um produto.

Se não tem produto, não precisa dar suporte para o cliente, e isso é uma grande vantagem.

Ao fazer a indicação desse produto, ao passo que for vendendo, terá uma tributação menor do que o infoprodutor.

Imagine que está recebendo um comissionamento de 40%, o infoprodutor vai pagar o imposto sobre 100% da venda do produto e você vai pagar sobre os seus 40%.

O infoprodutor está ganhando mais, é óbvio que sim, mas ele também tem mais gastos para ganhar mais.

No seu faturamento acumulado, como existe imposto progressivo dentro do Simples Nacional, ao longo do tempo você pode ganhar bem e muitas vezes igual ao infoprodutor.

Se analisar a complexidade de ter um infoproduto e a complexidade de trabalhar somente como afiliado, em matéria de estrutura e tudo mais, terá uma tributação menor, porque o faturamento acumulado ao longo do tempo vai ser menor também.

Desvantagens

Como de fato você não tem um produto, também não tem controle sobre ele.

O infoprodutor pode:

  • Te desfiliar;
  • Retirar o produto do ar;
  • Trocar de plataforma do dia para a noite;
  • Causar problemas na entrega e você pode ter que arcar com reembolsos.

Se houver o reembolso do produto, isso será descontado do comissionamento que você teria a receber.

Ou seja… tudo tem prós e contras.

Aspectos importantes para considerar

Para ser um afiliado você tem que encontrar esses produtos na internet e fazer um processo minucioso de validação.

Isso porque é preciso analisar muitos pontos como:

  • Quais os produtos têm melhor conversão;
  • Se a copy do infoprodutor é boa;
  • Se as estratégias são eficientes;
  • Se ele faz o remarketing,

Há uma série de fatores preponderantes e você fica na mão do infoprodutor.

Alguns infoprodutos que mais performam são os produtos que naturalmente tem mais afiliados, consequentemente, você tem mais concorrência.

Ser um afiliado é estar em um terreno alugado, é não ter controle sobre essas situações.

Obrigações do infoprodutor

Por outro lado, você pode ser um infoprodutor, só que sendo um infoprodutor vai agregar outras obrigações que não tem como afiliado.

O produtor tem entre suas demandas:

  • Fazer o tráfego;
  • Ter uma página de vendas;
  • Ter uma área de site preparada com uma landing page;
  • Página de captura;
  • Fazer um bom funil de vendas.

Suporte para o aluno

Além disso, existem muito mais pessoas envolvidas nesse processo todo, porque ele tem que dar suporte para os afiliados, tem que ter a questão do próprio tráfego, a construção dessas páginas, precisa dar suporte na venda do produto e precisa definir a estratégia que ele vai fazer seja de produto perpétuo ou lançamento.

Existem uma série de fatores que esse infoprodutor precisa considerar, ele vende um produto hoje e muitas vezes dará suporte para o aluno durante 12 meses.

Enquanto no caso do afiliado, depois da venda o processo acabou, ele recebe o comissionamento e vai para a próxima venda.

O afiliado pode trabalhar com diferentes produtos e muitas vezes o infoprodutor não tem diferentes produtos, e nem condições de fazer uma esteira.

É comum que o infoprodutor tenha um único produto no mercado e fique sempre melhorando esse Infoproduto.

Se o afiliado perceber que o produto performou mal ele vai para um outro e tudo bem. Principalmente se ele souber fazer tráfego, com isso ele tem o controle, a habilidade de tráfego é essencial para a venda de infoprodutos.

imagem que represente escalar, crescimento
É claro que o infoprodutor pode escalar muito mais e vender muito mais

Ele pode ou não ter afiliados, se não quiser ele tem essa opção de vender sozinho o infoproduto, mas ele também vai pagar mais imposto, pois será cobrado sob o valor cheio da nota fiscal.

Esse é um fator que deve ser considerado também.

Há casos em que as pessoas atuam nas duas posições e em ambos existem prós e contras.

Eu tenho uma empresa e nossa empresa atua nas duas posições. Nossa monetização é bem menor no papel de afiliado, mas existe.

Nós atuamos nas duas posições porque existem alguns produtos que eu não tenho na minha esteira e que interessa meu público-alvo, eu utilizo uma estratégia para mandar esses produtos de terceiros para minha lista.

A grande verdade é que é possível ter resultados dos dois lados do processo, o que precisa entender é a sua capacidade de atuar em cada uma das posições, sua estratégia, seu grau de envolvimento, o quanto vai investir de tempo e o quanto está disposto a investir de estrutura para poder atuar nessas duas posições.

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Anderson Hernandes

Fundador e CEO da Tactus Contabilidade Digital, tendo 29 anos de experiência em negócios contábeis. É autor de 11 livros e mais de mil eventos realizados. Possui formação em contabilidade, marketing e gestão de negócios.

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