Vamos falar um pouco sobre as vantagens e desvantagens do lançamento digital?
Você sabe quais são?
Acompanhe este conteúdo e entenda um pouco mais sobre o assunto!
Qual a vantagem e a desvantagem de trabalhar de uma estratégia de lançamento com abertura e fechamento de carrinho?
Vamos falar sobre lançamento digital baseados na nossa experiência e naquilo que nós atendemos em relação aos nossos clientes.
Nós conseguimos olhar o fluxo financeiro os nossos clientes e com isso reunir informações estratégicas e práticas para te ajudar.Nós também somos uma empresa digital que atua com o lançamento desses produtos digitais, a partir da nossa experiência enxergamos claramente na prática como as coisas funcionam.
Estratégia de vendas
A primeira vantagem inegável de trabalhar com lançamento digital é que você tem um pico de vendas.
Esse pico de vendas pode ser muito estratégico pois gera caixa.
E ter um caixa é extremamente estratégico.
Nessa estratégia de lançamento, você concentra as suas campanhas de marketing num determinado período, essa é uma segunda vantagem.
Quando tem uma concentração, consegue ver claramente o seu fluxo de investimento naquele período.
Exemplo prático:
Imagine que você fará o lançamento e vai investir R$ 50.000,00.
E neste investimento você direciona valores numa espécie de linha do tempo.
Confira quais são as fases:
- Pré-pré lançamento
- Pré lançamento
- Abertura de carrinho
É possível estabelecer um investimento, num fluxo de 3 semanas percentualmente, conseguimos entender o quanto investir em cada um dos dias da semana efetivamente e em cada uma das fases.
Quando trabalha com vendas perpétuas, não consegue enxergar claramente essa estratégia na linha do tempo e acaba “dançando conforme a música”.
A desvantagem nessa questão de campanha é que mesmo com as fases de lançamento, estabelecendo uma proposta financeira e fazendo um investimento, não tem ideia de como será o resultado.
O que esperar ao fazer um lançamento?
Qualquer lançamento digital está sujeito a muitas coisas, existem até mesmo fatores ambientais que podem atrapalhar, como a crise que estamos vivendo.
O momento que estamos vivendo é bastante específico, mas é uma variável incontrolável, isso pode atrapalhar e Influenciar o resultado de um lançamento.
Você nunca sabe se o seu lançamento agora será melhor que o anterior ou que o próximo, normalmente você escala os seus investimentos buscando vender mais, mas é completamente imprevisível.
Se no primeiro lançamento você fez quase um 6 em 7, com certeza no seu próximo lançamento terá como objetivo escalar um pouco mais o seu investimento.
É normal, você sempre vai buscar fazer um resultado maior.
O marketing digital não é uma ciência exata, por isso as coisas são imprevisíveis.
É claro que com conhecimento e experiência, o empreendedor consegue efetivamente ter condições muito maiores de maximizar os seus resultados.
E desde que você saiba pensar estrategicamente sobre o seu fluxo de caixa na linha do tempo, tudo isso não será uma desvantagem, apenas um ponto a mais para ser mais analisado.
É essencial entender o processo e como você vai trabalhar estrategicamente.
O que são despesas sazonais?
É importante pensar claramente que existe um fluxo com picos de venda, depois do grande pico haverá faturamento, depois de 30 dias o faturamento vai gerar o saque dos valores, tudo parece simples, mas não se “iluda”.
Nunca se esqueça de que você tem outras despesas fixas, elas permanecem iguais durante todo o tempo, além disso, tem os picos de despesas sazonais.
As despesas sazonais aparecem, por exemplo, na entrega do produto que acabou de lançar.
Você tem um custo maior quando está trabalhando a entrega de um produto e isso não pode ser desconsiderado. Além disso, há o suporte fornecido ao cliente e outros fatores, é importante que não se “iluda” e administre o seu caixa estrategicamente e salve sua empresa.
Eu já vi muitos empreendedores cometendo o erro de ter faturado muito no lançamento, sacar o dinheiro da empresa e gastar. Mas depois disso, eles mal conseguiram pagar seus impostos, esses empreendedores se “iludem” e não pensam estrategicamente no fluxo financeiro.
Essas pessoas não deixaram reserva financeira dentro da sua empresa para um momento de queda de vendas natural, não podemos deixar isso de lado, as despesas existem e devem ser projetadas.
Planejamento para o seu negócio
É muito importante que você pense estrategicamente em relação ao seu lançamento.
O que você pode fazer concomitante aos picos de lançamento é ter alguns produtos perpétuos. Eles podem ser próprios ou até mesmo com afiliados, relacionados a sua audiência.
Um produto perpétuo gera um fluxo de vendas contínua, que vai te ajudar no pagamento das suas despesas fixas em relação ao seu negócio.
Consequentemente você terá o lucro efetivo quando você fizer seus lançamentos, onde você tem um pico de vendas.
Esses lançamentos podem ocorrer a cada dois meses, isso gera melhores resultados sobre os seus produtos digitais.
De modo geral, trabalhar com lançamentos é realmente uma excelente alternativa.
Na nossa empresa de produtos digitais, nós trabalhamos tanto com lançamentos perpétuos quanto com lançamentos de abertura e fechamento de carrinho, fazemos tudo pensando estrategicamente no nosso fluxo financeiro.
Nós olhamos o tempo todo para o nosso fluxo financeiro, isso nos ajuda muito a sempre tomar decisões estratégicas, conseguimos manter uma média de faturamento para proporcionar resultados para o nosso negócio.
Você também pode e deve ser estratégico com relação ao seu negócio digital quando evoluir na experiência, nos aprendizados e na análise dos números.
E quando eu falo em análise dos números não me refiro somente a campanha, mas a análise dos números em relação ao seu negócio, caso consiga evoluir neste ponto poderá ter resultados muito melhores. A Tactus, por sua vez, está à disposição!
Somos uma empresa especializada em negócios digitais e podemos te ajudar com a regularização do seu negócio digital. Se tem alguma dúvida, fale conosco.