O registro no CORE é uma etapa inevitável na vida de um representante comercial que queira viver dessa profissão.
Isso porque as empresas sérias que atuam com representantes vão exigir esse registro para que ambos possam ter segurança nessa relação comercial.
A Tactus tem contadores especializados em representantes comerciais e vamos tirar todas suas dúvidas para você se registrar no CORE com segurança e o menor custo possível.
O que é CORE?
O CORE, ou Conselho Regional dos Representantes Comerciais, é o órgão responsável por regulamentar e fiscalizar a profissão de representante comercial no Brasil.
O CORE está presente em todos os estados, com unidades nas capitais e, em alguns casos, em cidades do interior.
Não importa onde você esteja, se você atua como representante comercial, é necessário procurar o CORE da sua região para se registrar.
Por que o representante comercial precisa tirar o CORE?
Eu sei o quanto você pode estar relutando para se registrar no CORE, mas isso é necessário por um simples motivo: é uma obrigação legal.
A atividade de representação comercial é regulamentada, e o CORE é o órgão responsável por essa regulamentação.
Assim como os contadores precisam se registrar no CRC e médicos no CRM, os representantes comerciais devem se registrar no CORE.
Não importa se você é um representante comercial autônomo (pessoa física) ou se tem uma empresa de representação (pessoa jurídica) — em ambos os casos, o registro no CORE é obrigatório.
Leia mais: Como ser representante comercial
Para que serve o CORE?
Além de atuar como órgão regulador da profissão, o CORE tem como principais funções:
- Fiscalização da atuação dos representantes comerciais no mercado;
- Emissão e controle do registro profissional dos representantes comerciais;
- Atuar como porta-voz dos representantes comerciais perante órgãos governamentais e outras entidades;
- Fornecer informações sobre questões legais e práticas relacionadas à profissão.
Riscos de não se registrar no CORE
Algumas empresas que atuam com representantes comerciais acabam tentando burlar a legislação e até sugerir para o representante não tirar o CORE.
Mas saiba que existem sérios riscos ao não realizar este registro, como:
- Multas e juros: O Core pode aplicar cobranças retroativas, com juros e multas, o que pode resultar em um valor bem maior do que você pagaria se tivesse se registrado desde o início.
- Impedimento de exercer a profissão: Em casos mais graves, o Core pode te impedir de exercer a atividade de representação comercial.
- Problemas com as representadas: Muitas empresas exigem o registro no Core para contratar representantes comerciais.
- Dívida ativa: O CORE envia para a dívida ativa os eventuais débitos que você possa ter por não ter um vínculo correto com o Conselho.
- Insegurança jurídica: Sem o registro, você fica em uma situação de irregularidade, o que pode te causar problemas em caso de disputas judiciais ou fiscalizações.
Como se registrar no CORE
O processo de registro no CORE varia um pouco dependendo se você é pessoa física ou jurídica.
Para pessoas físicas, os documentos exigidos incluem:
- Identidade;
- CPF;
- Comprovante de endereço;
- Comprovante de votação das últimas duas eleições;
- Certificado de reservista (para homens abaixo de 65 anos).
Esses documentos podem ser enviados via correios para a unidade do CORE mais próxima, caso não haja uma unidade na sua cidade.
E para pessoas jurídicas, além dos documentos pessoais do representante comercial que será o responsável técnico, são necessários:
- Contrato social;
- Cartão CNPJ.
Após o envio e aprovação da documentação, você receberá um certificado e um número de registro, que comprovará que você está apto a exercer a atividade de representação comercial.
Representante comercial precisa pagar CORE duas vezes, como pessoa física e jurídica?
Uma dúvida comum entre os representantes comerciais é se é necessário pagar o CORE tanto como pessoa física quanto como pessoa jurídica.
E a verdade é que tudo vai depender do tipo jurídico da sua empresa.
Se optar por ser um Empresário Individual (EI), você precisa apenas de um registro no CORE.
Nesse tipo de empresa, a pessoa física e jurídica se confundem, sendo tratadas como uma só.
Porém, quase todas as empresas preferem não trabalhar com Empresário Individual devido ao risco de caracterização de vínculo empregatício.
Por isso, muitas vezes pedem que o representante constitua uma Sociedade Limitada, seja com sócios ou unipessoal.
No caso das Sociedades Limitadas, como há uma clara separação entre pessoa física e jurídica, são necessários dois registros no CORE.
É permitido se registrar no CORE como MEI?
Pela legislação, o representante comercial não pode atuar como MEI (Microempreendedor Individual).
Por mais que algumas empresas recomendem essa prática, ela é ilegal e pode colocar a sua atuação como representante em risco.
Quanto custa o registro no CORE?
O valor do registro e da anuidade do CORE varia de Estado para Estado e também pode mudar anualmente.
Por isso, é importante entrar em contato diretamente com o CORE do seu Estado para obter informações atualizadas sobre os custos.
Além disso, os valores podem variar dependendo se você é pessoa física ou jurídica — e também podem levar em conta o faturamento da sua empresa, no caso de pessoa jurídica.
Aqui é onde entra a importância de uma contabilidade estratégica.
Um contador especializado em representação comercial pode ajudar você a reduzir os custos do registro no CORE de várias maneiras:
- Escolha do tipo jurídico correto: Dependendo do tipo de empresa que você abrir, pode ser necessário pagar um ou dois registros no CORE. Um contador pode ajudar você a escolher a opção mais vantajosa.
- Definição do capital social: O valor do capital social da sua empresa pode influenciar diretamente no valor da anuidade do CORE.
- Redução de impostos: Além dos custos do CORE, um contador especializado pode ajudar você a pagar menos impostos como representante comercial de forma legal, o que pode compensar os gastos com o registro no Conselho.
Por que contratar a Tactus como sua Contabilidade para representante comercial?
A Tactus atua há mais de 15 anos com representantes comerciais de todos os Estados do País.
Nossos contadores auxiliam os representantes em toda a sua jornada, desde a abertura da empresa como representante comercial até aspectos mais complexos.
Nós realizamos estudos tributários para reduzir ao máximo os seus impostos, auxiliamos no cálculo da indenização da rescisão com as representadas e muito mais.
Entre em contato com nosso time de contadores, tire suas dúvidas e conheça nossos planos de contabilidade para representantes comerciais.